Linhaça → É Saudável? Descubra Aqui!
Olá, aqui é o Dr. Rocha falando mais uma vez. No artigo de hoje irei abordar um alimento que vem sendo cada vez mais utilizado por muitos brasileiros. Estou me referindo à Linhaça.
O Que É
A linhaça nada mais é do que a semente do linho. Seu nome científico é Linum usitatissimum e é amplamente utilizada na culinária.
Há relatos da utilização da planta desde os 5 mil A.C., na região da mesopotâmia e do mediterrâneo. Essa semente é considerada por muitos profissionais da saúde como um alimento funcional, uma vez que possui propriedades que vão além de apenas nutrir.
Um fato interessante acerca desse alimento diz respeito a ausência de glúten em sua composição, podendo assim, ser amplamente utilizada e consumida por pessoas que são portadoras da doença celíaca.
Diferentes Tipos
Pouca gente sabe, mas existem basicamente dois tipos de linhaça, são elas:
- Dourada;
- Marrom.
Diferente do que muitos pensam e/ou então acreditam não existem significativas diferenças nutricionais entre elas.
Informação Nutricional
Em 100 gramas dessa curiosa semente encontramos a seguinte informação nutricional:
- Valor energético 495 calorias;
- Carboidratos 43,4 g;
- Proteínas 14 g;
- Gorduras totais 33g;
- Gorduras saturadas 4,2 g;
- Gorduras monoinsaturadas 7,1 g;
- Gorduras poli-insaturadas 25,3 g;
- Fibra alimentar 33,5 g;
- Fibras solúveis 0,1 g;
- Cálcio 211,5 mg;
- Vitamina B6 (Piridoxina) 0,1 mg;
- Manganês 2,8 mg;
- Magnésio 346,9 mg;
- Fósforo 615,2 mg;
- Ferro 4,7 mg;
- Potássio 869,3 mg;
- Cobre 1,1 ug;
- Zinco 4,4 mg;
- Vitamina B1 (Tiamina) 0,2 mg;
- Sódio 8,7 mg;
Como podemos notar, até com extrema facilidade, esse alimento é relativamente hipercalórico, ou seja, possui grande quantidade de calorias, isso por ser uma semente oleaginosa, e também possui grandes quantidades de carboidrato em sua composição.
O que chama atenção também é a quantidade de fibra alimentar e determinados minerais em abundância na composição do alimento, tais como fósforo, cálcio, potássio e também o magnésio.
Benefícios
Pensando puramente em saúde, muitas de minhas alunas me fizeram o seguinte questionamento sobre esse curioso alimento: Dr. Rocha, quais são os benefícios da linhaça para a saúde de seus consumidores?
Esse alimento, embora possua abundantes quantidades de carboidratos em sua composição, é capaz de proporcionar alguns benefícios aos seus consumidores, desde que ingeridos de maneira reduzida e controlada. Mostrarei alguns deles logo a seguir.
Saúde cardiovascular
Como disse anteriormente a linhaça é uma semente que faz parte da família das oleaginosas, portanto contém gorduras de qualidade em sua composição como o ômega 3 por exemplo.
O ômega 3 é capaz de oxidar a gordura ruim, isso faz com que os níveis de triglicérides e colesterol ruim – O LDL seja reduzido drasticamente. Isso auxilia na fluidez sanguínea e previne a formação de placas de gorduras, que podem causar infarto, AVC e até mesmo insuficiência renal.
Além disso, a alta presença de magnésio na semente, possui efeito hipotensor, ou seja, relaxa os vasos sanguíneos, com isso há uma melhora do fluxo sanguíneo e problemas de saúde como pressão alta podem ser minimizados ou erradicados.
Funcionamento do sistema digestório
Em 100 gramas desse alimento encontramos uma incrível quantidade de fibra alimentar. Essa fibra alimentar potencializa o funcionamento do sistema digestório, fazendo com o que o bolo alimentar se mova de maneira mais eficaz pelos intestinos diminuindo problemas como barriga inchada, por exemplo.
Além disso, a grande quantidade de fibras presente na linhaça é capaz de reverter outro clássico problema de saúde que acomete muitas pessoas, a prisão de ventre.
Ação anti-inflamatória
A semente possui alta elevadas quantidades de ALA – Ácido Alfa-linolênico, uma substância extremamente anti-inflamatória capaz de manter o organismo saudável e longe de doenças que tenham cunho inflamatório, como é o caso da dor de garanta, doença tipicamente inflamatória e um tanto quanto comum em épocas de temperaturas baixas.
Emagrecimento
Mais uma vez, ao falar sobre o determinado alimento, fui questionado sobre seu potencial de emagrecimento. É grande a curiosidade de minhas alunas sobre o poder que os alimentos podem ter no processo de perda de peso.
Dessa vez, fui questionado da seguinte forma: Dr. Rocha, ingerir linhaça emagrece?
Infelizmente eu respondo que não! E vou explicar o motivo de minha resposta negativa.
Embora possua grandes quantidades de fibra alimentar – que promove a saciedade, bem como gorduras de qualidade que auxiliam no processo de oxidação de gordura corporal a linhaça não é um alimento indicado, tampouco recomendado por quem busca emagrecer.
Digo isso, pelo simples fato desse alimento possuir uma quantidade extremamente elevada de carboidratos em sua composição.
Ingerir linhaça, fará com que altas doses de carboidratos caiam na corrente sanguínea, aumentando os níveis de glicose no sangue e fazendo com que grandes quantidades de insulina seja liberada para captar essa glicose circulante.
O resultado final disso tudo será armazenamento de energia em forma de gordura corporal, que resultará em ganho de peso, e ainda poderá desencadear algum problema de saúde, como gordura no fígado, obesidade e até mesmo diabetes.
Alimentação Estratégica – Emagrecimento Eficaz E Saúde
Gosto de dizer que um emagrecimento eficaz e duradouro pode ser facilmente obtido através de um processo de reeducação alimentar, abandono do sedentarismo e adoção de uma alimentação estratégica.
Ao invés de se submeter a dietas malucas e restritivas que fazem você passar fome e perder saúde, porque não adotar uma alimentação estratégica e colher bons frutos disso em um curto espaço de tempo?
Uma alimentação estratégica consiste basicamente em excluir alimentos ricos em carboidratos da alimentação ou diminuí-los da maneira mais eficaz possível, para evitar o acumulo de gordura corporal.
Além disso, ingerir vegetais verdes folhosos, como a chicória, brócolis, espinafre, couve e muitos outros é algo estimulado. Pois são desses alimentos que serão obtidos uma série de micronutrientes que regularão diversas funções do organismo.
Por fim as gorduras de qualidade e proteínas de alto valor biológico encontradas em carnes, ovos, queijos, manteiga, azeites e peixes gordos também devem ser consumidas, a fim de fornecer energia para o organismo e manter a estabilidade de uma série de tecidos corporais.
Devemos utilizar a alimentação a nosso favor, porém de maneira estratégica e correta. Ao praticarmos uma alimentação estratégica, os antigos objetivos difíceis de serem alcançados no passado, serão meras consequências em um futuro próximo, de modo simples e eficaz.
Muitas mulheres ainda acham difícil manter o foco e conseguir realmente emagrecer sem a ajuda de um profissional para incentivar. Por isso eu desenvolvi um MÉTODO cientificamente comprovado para emagrecer em apenas 7 semanas.
Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.
O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiaram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço desejando saúde, paz, felicidade e sorte.
Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe.
Forte abraço e até a próxima!
amei adoro dr Rocha muito interessante suas explicações aprendo muito
É sempre bom aprender, né?
Equipe Dr. Rocha.
Nunca ouvi falar disso, vou procurar saber se tem algum lugar para comprar aqui perto de casa! Obrigada pela dica.
Por nada, Roberta 😉
Equipe Dr. Rocha.
Obrigada Dr: Rocha por te me respondido.Deus te abençoe.