Quinoa → Emagrece? É Saudável? (SAIBA TUDO AQUI!)
Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre um alimento que está na moda e vem sendo cada vez mais utilizado e consequentemente consumido por muitas pessoas a Quinoa.
O Que É
Também chamada de Quinua, a quinoa nada mais é do que uma semente que tem origem peruana. Esse alimento chegou ao Brasil para ser utilizada como substituta para o trigo principalmente na produção de farinha.
A quinoa também pode ser utilizada em forma de óleo ou então integrando uma grande diversidade de pratos culinários, além de possuir características nutricionais um tanto quanto peculiares.
Informações Nutricionais
Analisando a composição dessa interessante semente chegamos aos seguintes números:
- Calorias 336 kcal;
- Carboidratos 68,3 g;
- Proteínas 12,1 g;
- Gorduras 6,1 g;
- Água 10,8 g;
- Fósforo 302 mg;
- Cálcio 107 mg;
- Fibra alimentar 6,8 g;
- Ferro 5,2 mg;
- Tiamina 1,5 mg;
- Niacina 1,2 mg;
- Riboflavina 0,3 mg;
- Ácido Ascórbico 1,1 mg.
Como é possível analisar, nota-se que a quinoa é uma semente um tanto quanto calórica, além de possuir grandes doses de carboidratos e uma série de vitaminas, minerais e proteínas de baixo valor biológico em sua composição.
Benefícios
Analisando os valores nutricionais da semente, muitas alunas minhas normalmente me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha quais são os benefícios da quinoa? O que pode ser melhorado no organismo com a simples ingestão diária dessa semente?
Embora contenha grandes quantidades de carboidrato em sua composição a semente pode trazer uma série de benefícios à saúde. Listei a seguir alguns deles, confiram:
Cérebro mais potente
e E em sua composição – que funcionam como poderosos antioxidantes e agentes anti-inflamatórios, não é por esses nutrientes que o grão realmente se destaca.
A quinoa é uma importante fonte de vitaminas do complexo B – especificamente as vitaminas B1, B2, B3 e B6. Elas potencializam o bom funcionamento do sistema nervoso e também do cérebro.
Proteção aos ossos
A grande quantidade de cálcio presente no grão é superior à de outros alimentos como arroz, trigo, feijão, centeio ou cevada, porém é inferior à da aveia, do milho, da linhaça, da chia e do amaranto.
Mesmo assim, a quantidade de cálcio presente na quiona faz da semente um alimento benéfico aos ossos, principalmente no que diz respeito ao combate de doenças relacionadas com a falta de cálcio, como a osteoporose.
Grande quantidade de ferro
Outro grande benefício do grão é o alto teor de ferro, pouco mais de 5 gramas a cada 100 gramas do alimento.
Essa alta concentração de ferro, mesmo sendo proveniente de um alimento vegetal é capaz de potencializar o bom funcionamento da hemoglobina no sangue, além de prevenir o surgimento de algumas doenças relacionadas à falta de ferro, como a anemia, por exemplo.
Ingerir a quinoa com alguma fruta cítrica, como o maracujá, o limão ou laranja por exemplo, ajuda a potencializar a absorção do ferro presente na semente.
Proteção ao coração
A cada 100 gramas do grão, encontramos cerca de 6g de gordura de boa qualidade. Dentre as gorduras presentes na quinoa estão o ômega 3 e o ômega 6.
Essas gorduras quando ingeridas em quantidades corretas trazem uma série de benefícios ao sistema cardiovascular, como diminuição do colesterol ruim – LDL, diminuição dos níveis de triglicerídeos e controle da pressão arterial.
Quinoa Emagrece?
Por ser um alimento rico em fibras que diminui o colesterol e protege o coração muitas alunas acreditam que a semente possui o poder de facilitar o emagrecimento. Ouço com frequência e recebo via e-mails o seguinte questionamento: Dr. Rocha, se eu ingerir quinoa eu irei emagrecer?
Eu respondo que não!
Embora os valores nutricionais do grão sugiram que ele pode ser aliado do emagrecimento a grande quantidade de carboidrato em sua composição pode ter o efeito totalmente oposto do que é desejado por muitas pessoas.
O carboidrato quando consumido em excesso é rapidamente digerido, absorvido e armazenado em forma de gordura corporal, algo que traz excesso de peso, problemas cardiovasculares e em casos mais extremos pode levar ao surgimento do diabetes.
Devido à alta concentração de carboidrato em sua composição, eu recomendo que a ingestão de quinoa ocorra de maneira sucinta e totalmente controlada, pois seu consumo excessivo pode resultar em ganho de peso e problemas de saúde.
A quantidade de mitos sobre a alimentação é enorme e eu REVELO tudo em um treinamento que eu criei exclusivamente para você mulher que quer emagrecer de verdade, sem remédios e sem precisar passar fome.
Estou falando do Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele eu vou te ensinar tudo sobre emagrecimento verdadeiro e você vai ver que existem gorduras boas que potencializam a perda de peso. Saiba mais clicando aqui.
O treinamento comprovado por estudo de elevado nível de evidência científica e já funcionou com mais de 30 mil mulheres que confiram na minha metodologia. Faça o teste hoje mesmo e tenha ótimos resultados.
Como Ingerir
Outra grande dúvida das pessoas sobre essa famosa semente diz respeito à sua ingestão, muitas pessoas não sabem como utilizar o grão em suas refeições. Dentre as melhores formas de ingerir a quinoa estão:
- Misturada em iogurtes;
- Polvilhada em saladas de folhas de vegetais verdes folhosos;
- Misturada em saladas de frutas;
- Adicionada em omeletes para absorver suas gorduras de qualidade.
Alimentação Estratégica Deve Fazer Parte de Nossas Vidas
Como costumo afirmar, não existe alimento milagroso capaz de prover emagrecimento e/ou então trazer diversos benefícios à saúde. Não adianta apenas as pessoas ingerirem quinoa e achar que vão emagrecer ou então irão automaticamente colher seus benefícios.
Emagrecimento, saúde, tranquilidade e bem-estar são frutos de bons hábitos e equilíbrio. Por isso, sempre prezo pela adoção de uma alimentação estratégia aliada a bons hábitos de vida, como prática de atividades físicas frequentes, por exemplo.
Uma alimentação estratégica deve conter principalmente a ingestão de grandes quantidades de vegetais verdes folhosos, como rúcula, couve, chicória, espinafre e brócolis, por exemplo.
Esses vegetais são ricos em vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos antioxidantes que irão regular uma série de reações do organismo, trazendo mais equilíbrio e bom funcionamento das funções vitais.
Além disso, a presença de alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico, e gorduras de boa qualidade é fundamental para fornecimento de energia, manutenção de massa muscular e também de fornecimento de suporte ao sistema imunológico.
Sendo assim, alimentos como ovos, queijo, carnes vermelhas, azeites e peixes gordos precisam ser ingeridos com frequência quando o assunto é se alimentar de maneira estratégica.
Eu vou ficando por aqui.
Me despeço desejando saúde, paz, amor, felicidade e sorte.
Gostou do nosso conteúdo? Curta, comente e compartilhe!
Forte abraço e até o próximo artigo.