Dieta Alcalina → Emagrece? É Saudável? Descubra Tudo Aqui!

Olá, aqui é o Dr. Rocha falando e hoje irei falar sobre um tema um tanto quanto polêmico e que ainda causa muitos debates e discussão: A Dieta Alcalina.

O que é

A dieta alcalina nada mais é do que uma dieta – ou seja – um plano alimentar onde a pessoa ingere apenas alimentos que tenham um ph alcalino. Em outras palavras, os seguidores desse tipo de dieta não ingerem alimentos ácidos. Esse tipo de dieta também é conhecida como dieta do sangue alcalino.

O Que a Dieta Alcalina Promete?O Que a Dieta Alcalina Promete?

Como a dieta alcalina tem ganhado cada vez mais adeptos e está cada vez mais na mídia, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento: Dr. Rocha, o que a dieta alcalina promete aos seus seguidores?

A dieta alcalina tem como principal intuito alterar o ph do sangue. Isso na teoria deixaria o organismo mais básico e menos suscetível ao surgimento de uma série de doenças, tais como cânceres e inflamações, por exemplo.

É importante ressaltar que o Ph do sangue é ligeiramente alcalino, variando entre 7,35 e 7,40, e qualquer variação brusca tanto de maneira elevada quanto diminuída fariam com que nossas células deixassem de funcionar, como consequência disso, todos morreríamos.

Por isso, nosso próprio organismo cuida de manter nosso ph em níveis normais, com um fenômeno chamado de “sistema tampão”.

Ainda não existe qualquer estudo científico que realmente mostre a eficácia desse tipo de alimentação para nossa saúde.

Alimentos Alcalino x Alimentos Ácidos

Os principais exemplos de alimentos alcalinos utilizados na dieta alcalina são:

  • Lentilha;
  • Brócolis;
  • Melão;
  • Nectarina;
  • Couve;
  • Alho;
  • Castanhas;
  • Maçã;
  • Espinafre;
  • Todos os cereais integrais;
  • Abóbora;
  • Beterraba;
  • Alface;
  • Batata;
  • Frutas secas.

Já os alimentos ácidos que não recomendados na dieta alcalina são:

  • Café;
  • Bebidas alcóolicas;
  • Refrigerantes;
  • Sal;
  • Açúcar;
  • Carnes;
  • Peixes;
  • Leites e seus derivados – como queijo, creme de leite, iogurte, requeijão;
  • Ovos;
  • Doces;
  • Frutas cítricas – como limão, laranja, tangeria, abacaxi.

Exemplo de Cardápio da Dieta Alcalina

Pensando basicamente em mostrar como seria um dia de dieta alcalina, resolvi montar com base nos alimentos alcalinos permitidos o que uma pessoa iria ingerir ao resolver seguir esse tipo de plano alimentar. Confira:

Café da manhã: Uma grande porção de granola, com morangos e bebidas à base de arroz.

Lanche da manhã: bebidas à base de soja, com acompanhamento de torradas integrais.

Almoço: Tofu estufado com quinoa e aveia, acompanhado de salada de pepino, cenoura e pimentão, acompanhados de azeite e abacate de sobremesa.

Lanche da tarde: Chá de gengibre com pão integral

Jantar: Sopa de lentilha com batata e brócolis temperado com azeite e vinagre, com um pedaço de melancia de sobremesa.

Ceia: Bebida à base de arroz com aveia

Prós e Contras da Dieta Alcalina

Como citei anteriormente, a dieta alcalina vem cada vez mais sendo praticada por um grande número de pessoas, além de seus criadores utilizarem a mídia para veicular sua existência.

De acordo com os criadores existem prós e contras nesse tipo de dieta que citarei a seguir:

Pró – Visa uma reeducação alimentar

A dieta alcalina coloca uma série de alimentos saudáveis no cardápio, tais como frutas e verduras, por exemplo, e retira uma série de alimentos que fazem mal à saúde, tais como alimentos industrializados que são ricos em gorduras trans.

Olhando por esse lado, esse seria um dos poucos benefícios da realização desse tipo de dieta.

Contra – Há grande presença de carboidratos e pouca proteína de alto valor biológico

Muitas pessoas ao seguirem esse tipo de dieta têm como principal intuito emagrecer e não em ter uma vida mais saudável. Não existe nenhuma comprovação científica de que a simples ingestão de alimentos alcalinos promovam desintoxicação no organismo e consequente perda de peso – uma das principais promessas da dieta alcalina.

Excluir grupos de alimentos não pode ser característica de uma dieta saudável. A dieta alcalina exclui carnes e gorduras naturais dos alimentos, o que é maléfico ao nosso organismo.

Muito Carboidrato e Pouca Proteína é Maléfico à Saúde

Como costumo afirmar uma dieta rica em carboidrato pode ser um tanto quanto maléfica para a saúde. Digo isso pelo simples fato de altas doses de carboidratos estimularem a produção de insulina.

Esse aumento de produção de insulina faz com que maiores quantidades de glicose sejam captadas e consequentemente armazenadas em nosso organismo em forma de gordura abdominal, que pode acarretar em uma série de desordens metabólicas como aterosclerose, problemas cardiovasculares, além de aumentar drasticamente as chances de desenvolvimento do diabetes mellitus.

Além disso, a ausência de proteínas de alto valor biológico, bem como de gorduras de qualidade presentes principalmente em carnes, azeites, ovos e peixes também pode acarretar danos à saúde. Isso pelo simples fato dos nutrientes presentes nesses alimentos serem fundamentais para a preservação de massa muscular, além de garantirem o bom funcionamento do sistema imunológico.

Alimentação Estratégica Para Emagrecer Com Saúde

Depois de ficarem sabendo de todas essas informações, algumas alunas me fizeram o seguinte questionamento: Dr. Rocha, então é melhor deixarmos a dieta alcalina de lado e prezar por uma alimentação estratégica?

Eu respondo que sim!

Embora a dieta alcalina tenha boas intenções sua base pode ser totalmente danosa à saúde de seus praticantes. A grande quantidade de carboidratos presentes nesse tipo de dieta pode levar uma série de desordens metabólicas, inclusive potencializando o desenvolvimento do diabetes mellitus que pode desencadear outra série de transtornos ao organismo, tais como AVC, arteriosclerose e danos renais, por exemplo.

Portanto, seguir alimentação estratégica baseada em alimentos como vegetais verdes folhosos, como rúcula, agrião, espinafre, couve, repolho e brócolis, e também utilizar boas fontes alimentares que contenham proteína e gorduras de qualidade como ovos, carnes diversas, peixes gordos, abacate, coco e azeite é fundamental para quem busca emagrecer com saúde, longevidade e qualidade de vida.

Enquanto os alimentos ricos em gordura e proteína oferecem energia e auxiliam na manutenção do sistema imunológico os vegetais fornecem os micronutrientes reguladores necessários que garantem o bom funcionamento do organismo.

Por isso eu sempre afirmo: Fuja de dietas da moda, busque sempre uma alimentação saudável e natural!

Eu vou ficando por aqui.

Me despeço desejando paz, saúde, felicidade e sorte.

Forte abraço e até a próxima.

Dr. Rocha

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Comentarios

  1. EVILAZIO DA SILVA

    graças s DEUS por ter encontrado ests metodo de uma alimentação saudavel agradeço primeiramente a DEUS DEPOIS DEPOIS DOUTOR ROCHA HOJE MINHA GLICOSE ESTA EM TORNO 132AS VEZES MENOS

    çs

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Evilazio, tudo bom!

      Ficamos felizes em saber que os ensinamentos do Dr. rocha tem contribuído em algo na sua vida, principalmente para sua saúde. Saiba que qualquer dúvida pode conta conosco.

      Grande abraço!
      Equipe de suporte!

  2. Dulcinea Frazão Santos Frazão santos

    u gostei

    • suporte@drrocha.com.br

      Olá Dulcineia, tudo bom!

      Que bom que gostou das informações passadas pelo Dr. Rocha, esse é o nosso objetivo levar informações ao maior número de pessoas e que essas informações seja passada de maneira clara e dinâmica.

      Grande abraço.
      Equipe de suporte!

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